quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Historiador - O tecelão dos tempos

        O trabalho dos historiadores não pode ser comparado com um processo de produção mecanizado, como em uma fábrica, por exemplo. Nós, em nosso ofício, não fabricamos a História da mesma maneira que um conjunto de operários fabrica um veículo. O fato passado é algo imutável, complexo e obscuro, portanto, com essa imutabilidade, não podemos dizer que a História é produto criado pelos historiadores. Além disso, o termo fábrica implica em uma série de outros fatores que não condizem com o que deve ser o trabalho historiográfico, como divisões de trabalho e relações de poder, por exemplo. Tais fatores excluiriam o caráter impessoal do historiador. Por outro lado, a complexidade e a obscuridade presentes na história abrirão uma nova perspectiva ao seu trabalho: ao invés  de operário “fabricante da história”, o historiador será considerado um tecelão do passado. O seu trabalho consiste em unir os fatos e instrumentos soltos do passado, reorganizando-os segundo um raciocínio lógico através de uma linha norteadora. No entanto, são necessários vários “tecelões da história” para que assim, eles nos proporcionem uma ampla visão a respeito do passado, pois apenas um tecelão não é capaz de confeccionar essa enorme colcha chamada “História”.      
          Levando-se em consideração o trabalho minucioso e por isso vagaroso do historiador, a comparação do seu trabalho com o artesanato praticado pelo tecelão é a mais adequada. Muitas vezes, este trabalho artesanal do Historiador não possui o reconhecimento compatível com todo o seu esforço. A liberdade e o desapego às maquinações do presente devem estar inseridos no trabalho historiográfico, não devendo o historiador prender-se aos novos instrumentos tecnológicos, mas sim utilizá-los como pontos de apoio ao seu trabalho. Reconstruir o passado é uma arte, a qual requer paciência, tempo e, acima de tudo, dedicação por parte do historiador. Ele desempenha um papel fundamental para a sociedade atual e também para aquelas vindouras, no sentido de fazê-las conhecer o seu passado, as suas origens e consequentemente a si mesmas.

7 comentários:

  1. ótimo texto, Mauricio ate pq já conheço esse texto e foi ótima a sua colocação em que "um tecelão so nao e capaz de confeccionar esse enorme colcha chamada Historia".

    parabens otimas colocações.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉN PELO SEU TEXTO.ESTOU LENDO SEMPRE SEUS COMENTÁRIOS.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, muito obrigado pelo apoio!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Tambem gostei muito do seu texto..Parabens...

    ResponderExcluir
  5. cara muito bom seu texo ,me ajudou muito.
    não estava tendo essa visão do ( Tecelão dos Tempos) muito abrigado, você é fera..

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Daniel e Regiane. Estarei sempre à disposição de todos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir