sábado, 8 de janeiro de 2011

História e música - Uma perfeita combinação

        A música é uma das expressões da cultura que é capaz de despertar os nossos sentimentos e emoções e também de nos ensinar algo sobre o conhecimento. A história também se insere nesse contexto musical, visto que cada composição que é produzida está imbuída de elementos presentes no determinado período de produção da mesma. Além disso, também temos as canções que são compostas no intuito de revelar algum aspecto presente naquele momento. A maioria desses compositores poderia não ter a consciência de que estavam produzindo tão importantes fontes históricas, mas, de fato, produziram. Vamos utilizar aqui dois exemplos bem distintos de músicas que revelam uma determinada realidade, seja ela em função do tempo ou de um grupo social. O primeiro exemplo é conhecido de todos e se refere a um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos: Chico Buarque (Apesar de você). A outra será um samba enredo, o qual deu o ritmo na avenida à escola de samba Salgueiro, em 1989, (Templo Negro em Tempo de Consciência Negra)
        O contexto vivido por Chico Buarque nos remonta à ditadura militar (1964 - 1985), sendo que em alguns trechos  da música podemos observar a repressão vivida nesse momento: Hoje você é quem manda / Falou, tá falado. As ordens dos militares deveriam ser cumpridas, sob pena de violenta repressão. Seguindo-se a esse momento, no qual Chico exemplifica o que se passava no Brasil, ele começa a tratar do que ocorreria quando o regime acabasse. Podemos exemplificar a partir seguinte do trecho: Como vai abafar / Nosso coro a cantar / Na sua frente. Essa canção foi aprovada inicialmente pela sensura, no entanto, ao fazer muito sucesso, sendo tocada várias vezes na rádio, o seu conteúdo despertou a curiosidade dos censores. Descobrindo que a letra se referia ao general Médici, a canção foi proibida de tocar nas rádios. Percebemos, então, que tanto a letra da música, quanto o contexto no qual ela foi produzida, são de grande valia para a compreensão do momento histórico "Ditadura Militar".
        A segunda canção se refere ao negro no Brasil, tanto os seus antepassados, quanto no momento atual. Mesmo sendo uma letra produzida há mais de vinte anos, as suas indagações ainda são muito pertinentes. Podemos encontrar a temática referente à abolição da escravidão, por exemplo, no seguinte trecho: Livre ecoa o grito dessa raça / E traz na carta / A chama ardente da Abolição. Já em relação à contemporaneidade, o samba nos remete ao preconceito enfrentado pelos negros e a luta dos mesmo para modificar essa situação. Além disso, a palavra "farsa" faz com que vislumbremos uma situação na qual o Brasil é tido como um País sem preconceitos em relação aos negros, quando todos sabem que que tal afirmação não passa de uma falácia. Eis o trecho:  Viemos sem revolta e sem chibata / Dar um basta nessa farsa.
        Percebemos que a música é uma fonte histórica muito rica a ser explorada pelos professores, mas também para despertar a consciência de todos nós. Eis os vídeos das músicas anteriormente citadas, sendo o primeiro "Apesar de você" e o segundo "Templo Negro em Tempo de Consciência Negra":  

 

2 comentários:

  1. Gosto muito desse tema, Historia e Música.

    Lembro tb da Música Cálice de Chico Buarque.

    Que vai de encontro a ditadura militar.

    entre outras que tb teriam duplo sentido, mas nesse caso não com as sacanagens de hoje em dia.

    As músicas de Pitty tb tem uma forma filosófica de questionar o homem.
    Tipo: Teto de vidro e Medo.
    (Na minha opinião é claro.)

    ResponderExcluir
  2. Cálice também é um clássico de Chico Buarque. O duplo sentido de algumas músicas hoje é diferente. Teto de vidro é bem subjetiva e, como você disse, questiona o homem.
    Abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir