domingo, 7 de novembro de 2010

O catolicismo popular e suas expressões no Agreste Pernambucano

    O catolicismo é a religião mais praticada no Brasil, fato evidenciado quando observamos as origens da colonização em nosso País, tendo como base o domínio português, país predominantemente católico. Além desse relevante fator, durante muito tempo, esta foi a religião oficial brasileira, amparada pelo Estado. A principal conseqüência disso é o grande número de católicos que há em nosso país: segundo o censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 73,7 % da população brasileira era católica.
    Hoje em dia o Estado brasileiro é laico, ou seja, é adotada a convivência respeitosa de todas as religiões. Sendo assim, nenhuma delas poderá ser proibida pelo Estado, nem tampouco subvencionada, ou seja, auxiliada financeiramente.
    O catolicismo tradicional, qual seja aquele que segue fielmente os dogmas que são impostos pelo Papa e que possuem uma conotação universal, vem muitas vezes acompanhado do chamado catolicismo popular. Este último pode ser considerado como sendo uma reinvenção do catolicismo, o qual leva em consideração as peculiaridades de cada localidade.  
    O catolicismo popular não é uma exclusividade encontrada no Brasil, mas é uma realidade que pode ser observada em diversos lugares do mundo. Onde quer que se encontre a Igreja Católica, há manifestações do catolicismo popular.
    Interessante notar-se que o termo catolicismo popular foi criado pela Igreja Católica oficial e não pelo povo em si. Quando se fala Igreja Católica oficial, fica claro que há uma duplicidade no que concerne à Igreja Católica, sendo que uma é aquela que segue os ritos oficiais ditados pelo Vaticano e a outra se refere à essa junção entre esta última e os costumes do povo.
    O catolicismo popular não está engessado nas classes sociais menos abastadas, sendo que todo aquele que emerge socialmente carrega consigo essa forma de praticar a religião católica. Esse fator desmistifica a idéia de que a crença popular na religião católica é exclusiva daqueles do povo. No Nordeste, muito se liga a idéia da crença no padre Cícero do Juazeiro à figura do sertanejo mais necessitado, sendo que essa idéia não é aceitável de acordo com o que foi anteriormente exposto.
    Segundo F. Boulard: “Devem ser incluídos no debate também santuários, romarias e festas de estações do ano”. Desse modo, a abrangência do que vem a ser catolicismo popular tende a crescer, sendo que na região Nordeste do Brasil, que será mais enfatizada nos estudos a serem realizados, é terreno fértil no que se refere à essas manifestações. Somente em levantamento geral, na região do Agreste Meridional de Pernambuco, encontramos o Santuário Mãe Rainha e de Santa Quitéria das Freixeiras, em Garanhuns - PE; Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Pesqueira - PE; Santuários à Frei Damião, em Capoeiras - PE e São Joaquim do Monte-PE; a cidade de Belo Jardim também deve ganhar, até o final do ano de 2010, dois santuários, sendo um em homenagem à Frei Damião e o outro em homenagem à Nossa Senhora. Somente nesse apanhado geral, foi possível diagnosticar a grande quantidade de manifestações do catolicismo popular, por intermédio de santuários, que ocorrem na região do Agreste Meridional de Pernambuco.
    Quando se fala em catolicismo popular no Nordeste, não se pode negligenciar a cidade do Juazeiro do Norte, a qual conta com a figura do Padre Cícero Romão. Tido como santo pelos seus devotos, o Padre Cícero é o exemplo mais marcante dentre todos os anteriormente citados.  


Multidão acompanha celebração em homenagem ao Frei Damião na cidade de Capoeiras - PE. (Maio de 2010)