domingo, 23 de janeiro de 2011

Tragédia no Rio - Filme repetido

       Mês de Janeiro, chuvas, Rio de Janeiro, tragédia... essa triste combinação já vem ocorrendo durante muitos anos, mas nada é feito para evitar que ela se repita. Há registros de enchentes no Rio de Janeiro no ano de 1711, 1756, 1811, citando somente as mais antigas. Tratando das mais recentes, podemos citar a revista Veja, que publicou essa semana as diversas capas publicadas nos últimos anos, as quais mostram diversas inundações ocorridas na capital e também em outros locais do estado do Rio de Janeiro. Pois é, mesmo com todo esse histórico de fortes chuvas que caem sobre o Rio nessa época do ano, os governantes ainda tem a coragem de dizer que "choveu mais do que o esperado" ou 'que "fomos surpreendidos pelas chuvas". Essas são apenas desculpas de quem é omisso e de quem sabe que vai chover forte, que pessoas podem perder as suas vidas, mas não toma a atitude de retirar essas pessoas das áreas de risco, agindo antecipadamente ao caos. Somando se a esse fator temos que levar em consideração o aumento populacional observado no nosso país, o que faz com que o número de vítmas aumente a cada ano.
      O triste é saber que essa omissão é paga com a vida de inocentes, sejam homens, mulheres, idosos, ciranças. A maioria trabalhadores, os quais, com muito sacrifício, construiram as suas casas nesses locais perigosos por falta de melhores opções de vida.
    No mais, resta parabenizar o povo brasileiro, que mais uma vez vem demonstrando toda a sua solidariedade com as vítimas de tragédias como a da semana passada. Com poucos dias de mobilização, já havia toneladas de alimentos, roupas, água potável, entre outros mantimentos. É, um povo como o nosso, não merece acontecimentos como esse, aliás, nenhum povo merece (não podemos esquecer dos australianos, que também estão passando por uma situação grave causada por enchentes). 
    Que pelo menos agora, depois que centenas de pessoas perderam as suas vidas, as autoridades e o próprio povo possam tomar atitudes para que situações como essa não ocorram mais.