sexta-feira, 6 de maio de 2011

A morte de Bin Laden e suas implicações

 Essa semana foi marcada pela morte do homem mais procurado do mundo, o terrorista saudita Osama Bin Laden. O mentor do maior ataque terrorista da história da humanidade foi abatido após nove meses de preparação para a ação, os quais se deram após a descoberta do local onde ele estava escondido. O fato representou um misto de sensações para os norte americanos: alívio, vitória e para alguns a de vingança. A realidade é que ocorreu o que todos esperavam após o 11 de Setembro, a morte de Osama. Inclusive o terrorista e sua organização já estavam cientes do que viria a ocorrer, visto que ele já havia preparado um testamento e a sua sucessão na liderança da Al Kaida já estava sendo providenciada. 
A  morte de Osama é mais simbólica do que, efeitvamente, uma vitória contra o terrorismo. Digo isso por que a tendência daqui pra frente é que venham a ocorrer mais atentados como represália ao ocorrido, o que já vem sendo alertado após a morte de Osama. Talvez se tivesse ocorrido a sua prisão ao invés da sua morte, Bin Laden não tivesse que continuar a representar a temeridade aos EUA e ao resto do mundo, além de ser uma forma pela qual ele pagaria de forma mais efetiva pelos crimes que cometeu.  
Algo que também chamou a atenção foram algumas críticas sofridas pelas pessoas que saíram às ruas de Nova Iorque para comemorarem o êxito da ação. Bem, isso é algo que deve ser analisado com muita cautela: perder amigos e parentes em um atentado terrorista é irreparável, e essa era a única resposta possível para essas pessoas que sofreram com essas perdas. Além disso, o sentimento de patriotismo norte americano é algo que deve ser levado em consideração, pois além da questão individual, todo um sentimento nacional foi afetado. É certo que comemorar a morte de alguém não é eticamente, religiosamente ou humanamente aceitável, mas as circunstâncias também devem ser levadas em consideração.
São muitas as polêmicas em torno desse fato, havendo, inclusive, quem duvide da sua veracidade. Esse tema é bastante controverso e que poderá ensejar muitas outras postagens no BLOG DOS HISTORIADORES. O que importa é que este foi um fato histórico e que terá implicações mais tarde. Esperamos que estas implicações não sejam a disseminação de mais violência e ódio pelo mundo.

Um comentário: