sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Futebol e História - O primeiro campeonato pernambucano


  Caros leitores, penso eu, que aqueles que me conhecem bem, devem estar se pergutando se eu não iria falar de futebol no meu blog, mesmo ele sendo sobre história. Tenho que confessar que estava apenas esperando a oportunidade para entrar nesse assunto em um dos meus posts, visto que, além da História e do Direito, também sou apaixonado por futebol. Pois bem, a oportunidade apareceu. No próximo ano, o campeonato pernambucano será um dos mais importantes e disputados da história do certame. Tem-se em jogo a hegemonia do tão famoso hexa campeonato do Náutico, o qual é tão perseguido pelos rivais, sendo que o Sport está a um título de igualar a marca. Por esse fator, o campeonato promete ser o mais disputado dos últimos anos. Sendo assim, vamos falar um pouco do surgimento do torneio, que é um dos mais tradicionais do Brasil. 
       Antes de adentramos no assunto Campeonato Pernambucano, termos que nos reportar às origens do futebol no estado de Pernambuco. Em 1902, o esporte começou a ser praticado no estado, o qual foi trazido por marinheiros franceses e ingleses. Os mesmos realizaram uma pequena demonstração do esporte na praia, sendo que, e apartir daí, os pernambucanos começaram a tomar gosto pelo football. A partir desse fato, começaram a surgir os primeiros clubes de futebol no estado. O pioneiro entre eles foi o Clube Náutico Capibaribe, o qual foi fundado mesmo antes da chegada dos ingleses e franceses, em 1901, mas tendo como atividade inicial o remo. Em 1905, passou o Náutico a disputar  também partidas de futebol, deixando de ser somente um clube somente voltado ao esporte fluvial. Também no mesmo ano, foi fundado o Sport Clube do Recife e mais tarde, em 1914, nascia o Santa Cruz Futebol Clube.  
       O primeiro campeonato pernambucano foi disputado no ano de 1915, e o seu campeão foi o Sport Club Flamengo, equipe já extinta, que tinha a sua sede na cidade do Recife. A equipe, fundada em 1914, contou em seu elenco campeão com os seguintes jogadores: Luiz; Alves e Albuquerque; Frederico, Ruy e Abdon; Waldemar, Gastão, Taylor, Percy Fellows e Lelis. Importante notar a  presença de estrangeiros na quipe, refletindo ainda as origens do futebol em Pernambuco. O jornal Diário de Pernambuco, do dia 14 de Dezembro de 1915, noticiava a conquista do título pelo Flamengo do Recife:  

       "Encerrou-se anteontem, com a vitória do Sport Club Flamengo contra o Torre Sport Club, o campeonato da Liga Sportiva Pernambucana, instituído para o football. Depois de uma série de matchs emocionantes, que trouxeram em constante delírio o público esportivo do Recife, teve o Flamengo coroado os seus esforços e firmada a sua força dentre os seus dignos adversários nas lutas pacíficas do esporte. O Flamengo do Recife quis ser o êmulo do seu congênere do Rio, e vencendo a tática do Santa Cruz e a tenacidade do Torre, soube guardar para si os louros da vitória - e as "louras medalhas".

       O Santa Cruz, como se vira na notícia, também participara desse campeonato, tendo sido ele o único clube pernambucano a estar presente em todas as edições do pernambucano. O primeiro título dos ditos "grandes da capital" viria a ocorrer em logo em 1916, com a conquista do Sport Clube do Recife, sendo que nesse mesmo ano ocorreu a estréia do Clube Náutico Capibaribe no certame. O Santa Cruz conquistou o seu primeiro título em 1931 e o Náutico em 1934.
       Assim, meus caros, tem origem o Campeonato Pernambucano de Futebol, o qual ainda possui inúmeras curiosidades que fazem parte de sua história e podem ser amplamente exploradas. Vamos, no entanto, nos restringir neste post, somente as suas origens, mas sempre mantendo um canal aberto para novas explorações sobre este esporte que fascina a maioria dos brasileiros, assim como eu.

Foto do primeiro time campeão pernambucano: Flamengo - PE (1915)

4 comentários:

  1. Além de ter sido o primeiro campeão, provavelmente é o time mais mal-humorado da história.
    hehehehe

    Saudações alvirrubras!

    m.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a história. Incrível, sou torcedor do Fluminense, que fundado justamente em 1902, ano do primeiro campeonato pernambucano, como voce descreveu aí.
    O futebol faz parte da nossa vida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Amigo William, grande tricolor, muito obgrigado pelo seu comentário.
    O Futebol é algo da nossa cultura, está enraizado nos brasileiros.
    Apenas retificando, o primeiro campeonato foi em 1915 e em 1902 o futebol começou a ser praticado aqui em Pernambuco.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. eu sou tricolor do Arruda, Edivaldo, eu queria saber com quantos club começou o campeonato pernambucano em 1915?

    ResponderExcluir