sábado, 20 de novembro de 2010

O sagrado e a religião

Resenha baseada na obra "O Mundo da Prática - A experiência do sagrado e a instituição da religião", da autora Marilena Chauí. 

      O referido texto aborda a questão da crença das pessoas em algo sagrado e superior, o que se dá desde a origem dos Homens e de como essa crença se torna uma religião. Também contempla as características das religiões e de alguns temas, os quais são comuns a todas elas, como por exemplo, a origem do Homem e do Universo. 
 O sagrado pode ser entendido como uma força que habita um ser. Essa força é capaz de realizar aquilo que os homens, por si sós, não são capazes de fazer. Com isso, o sagrado se caracteriza como sendo algo superior aos seres humanos e a quem eles devem temer e respeitar. Já a religião pode ser tida como sendo uma maneira de intermediar o ser humano com o sagrado. Essa intermediação pode ser feita através da fundação de uma instituição como, por exemplo, a Igreja Católica no Cristianismo. No entanto, a religião não ocorre apenas quando há uma instituição: os indígenas, por exemplo, possuem a sua religião e a crêem em determinados deuses, mas essa religião não se caracteriza pela existência de um templo ou instituições tão hierarquizadas como em outras religiões. 
É comum a todas as religiões uma narrativa a respeito da origem do Universo e também do próprio Homem. Essa narrativa procura dar um caráter sagrado ao tempo, buscando explicações a respeito daquilo que há na Terra, ou seja, sua ordem e formato. Essa origem não pode ser explicada de maneira racional, sendo que quem acredita nela se baseia apenas pela fé. 
Os ritos presentes nas religiões constituem mais uma das maneiras de ligar os seres humanos e a divindade. Tais ritos podem representar um agradecimento, uma repetição de alguma passagem da história do sagrado ou uma maneira de súplica do perdão diante dos deuses. Para que esses objetivos sejam atingidos pelo rito, se faz necessária a repetição minuciosa do acontecido. Alguns objetos tornam-se sagrados através das religiões e passam a ter vários significados para as pessoas: podem significar um tabu, ou seja, algo que não pode ser tocado por alguém que não seja apto; também animais ou objetos que são considerados impuros e que os homens não devem entrar em contato com eles e por fim objetos que são identificados com os próprios deuses. 
No que diz respeito ao contato do homem com os deuses, as religiões se dividem em duas: as de manifestação e as de revelação. Nas religiões de manifestação é possível visualizar o deus de alguma forma, através de uma luz, por exemplo, essa visualização possibilita o conhecimento de outra realidade além-mundo. Nas religiões de revelação é possível obter o conhecimento dessa realidade estando o humano em seu mundo. Através de lei divina os deuses levam ao conhecimento dos homens as suas vontades, as quais constituem a “trilha” que deve ser percorrida por eles para que seja mantida a ordem do mundo. A manifestação da vontade divina ocorre de duas maneiras: através de intermediários, como no Judaísmo, ou diretamente e individualmente, como no caso dos videntes. Ocorre também que, quando o deus se manifesta por intermediários, estes tem que escrever os ensinamentos, já quando a manifestação é direta os que a recebem passam-nos de forma oral. 
É algo comum a todas as religiões a tentativa de explicar a morte, ou seja, responder à pergunta “Por que as pessoas morrem”? Tal pergunta é respondida através de uma culpa original, a qual todos os homens já nascem com ela que foi adquirida através de uma desobediência do homem com o deus. No entanto, algumas religiões não consideram a morte como o final, elas afirmam que há uma outra vida após a morte, o que explica a preocupação com os ritos funerais e a perfeição na sua realização. Já outras religiões pregam a salvação da morte eterna através do perdão das faltas cometidas pelos homens, como no Cristianismo. O Milenarismo está intimamente ligado ao Catolicismo e diz respeito ao retorno ou vinda de um salvador que irá retirar o sofrimento dos homens, julgando-os segundo os seus atos e dando um final ao mundo terreno. 
A dualidade entre o bem e mal também é um tema comum a várias religiões, no entanto em algumas os próprios deuses possuem esses dois comportamentos. Em relação às faltas elas podem ser visíveis, se a religião for de exterioridade, ou interna invisível, que é o caso das religiões de interioridade. Ela se caracteriza pelo não cumprimento da lei divina, e o perdão poderá ser obtido, ou não, através de uma graça, que será o perdão da divindade. 
Para algumas religiões, as divindades também estão presentes no mundo terreno através das forças da natureza. Nas religiões teístas, os deuses estão separados do mundo terreno e habitam uma dimensão superior. 
A religião tem por finalidade dar explicações aos homens a respeito do mundo em que eles vivem, retirar deles o medo da natureza, dar a eles a esperança da vida após a morte e obter o controle dos seus atos através das normas religiosas.
A noção de algo sagrado pode ser caracterizada como um tabu, pois desperta a reverência a uma entidade. Desde a época da Pré-História, o homem já considerava alguns seres como sendo sagrados e dotados de uma força superior à deles. A religião não pode ser considerada como a única forma de ligar o homem ao sagrado: o homem agindo de maneira individual pode sim possuir a sua fé e ligação com o sagrado. 
A questão da origem do Homem e do Universo é bastante controversa, pois cada religião possui a sua própria narrativa, além dos embates com as concepções da ciência. Uma frase interessante do texto diz que: “A religião é crença, não é saber”, a partir dela será possível inferir que para seguir uma religião, qualquer que seja ela, é necessário que haja fé e confiança naquilo que é tido como verdadeiro pela religião. 
Os ritos constituem uma das principais preocupações das religiões, pois são tais momentos que proporcionam a “comunicação” do Homem com os Deuses. As religiões estão permeadas de simbolismos e tabus, os quais são um dos principais responsáveis pelo temor e reverência dos seus seguidores em relação às divindades. Tanto a revelação quanto a manifestação constituem a principal forma de os deuses mostrarem as suas vontades aos crentes, dizendo o que devem fazer e como devem agir em suas vidas. 
Muitos dos aspectos das leis divinas são utilizados pelos homens nas suas leis terrenas. Um exemplo é na religião Islâmica, aonde os ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé são seguidos fielmente pelos adeptos da religião. 
A morte talvez seja um dos temas mais misteriosos e controversos da humanidade, a única certeza é que ela é real, mas o que ocorre depois é desconhecido de todos os homens. As religiões buscam explicar a morte para, de certa forma, tentar dar um sentido a vida das pessoas. As religiões de uma forma geral buscam dar explicações a respeito do que ocorre na vida do homem. Talvez por esse motivo, elas tenham recebido muitas críticas de filósofos e outros estudiosos, isso pelo fato deles não encontrarem uma explicação racional para as crenças religiosas.




5 comentários:

  1. respeito muuito a religião de cada um, do jeito q gosto de ser respeitada. mas hj parece que ninguem mais liga pra creça e princípios. :*

    ResponderExcluir
  2. Cáah, acho que o que importa é a fé que cada um possui e não a que Igreja pertence. Mas é como você falou, muitos não ligam mais para crenças e princípios, principalmente estes últimos.
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu texto suas informações são pertinentes e fonte riquissíma de conhecimento para compreensão da ligação do homem ao sagrado. Sou professora de História e Educação Religiosa, e sua resenha me possibilitou trabalhar esse tema com os meus alunos. Ana Paula - Itumbiara goias

    ResponderExcluir
  4. Ana, muito obrigado pelo reconhecimento. Espero que outros textos aqui do blog possam servir para você trabalhar com os seus alunos. Essa foi a minha intenção ao fazer este espaço, compartilhar conhecimento.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Tem um livro do autor Marcos Tadeu Cardoso intitulado de A VERDADEIRA FACE DOS LIDERES RELIGIOSOS, ele fala e desmascara o Bispo Edir Macedo e profeta William M. Branham. O autor desmascara e fala da corrupção e da manipulação dos fiéis, ele está disponibilizado gratuitamente no 4shared.
    O web site dele é
    http://www.marcostadeucardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir