terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conceito de Moderno e Reformas - Parte 1 (Introdução)

     O presente artigo tem como finalidade levar ao conhecimento do leitor uma das diversas opiniões a respeito da Idade Moderna e sua relação com as Reformas ocorridas no referido período. A partir da análise das idéias contidas no texto a seguir, será possível ao leitor formar a sua própria opinião a respeito da temática abordada. (Na foto,  Martinho Lutero, iniciador da Reforma Religiosa).
     A idéia do que seria a modernidade em distintos âmbitos é o ponto de partida de todo o pensamento que será tratado no texto, desse modo, a questão religiosa será uma das implicações da passagem à Idade Moderna. É importante que se possa identificar o ponto de intersecção entre o pensamento moderno e os movimentos reformistas surgidos na Europa durante o século XVI.   
     O termo no plural indica que a Reforma Religiosa não se deu isoladamente, mas acarretou em um processo que pode ser observado em várias áreas da realidade humana. Nesse aspecto, serão analisadas as ligações ocorridas entre a Reforma Religiosa e os demais aspectos que estavam presentes na sociedade européia, dentre os quais se destacam o pensamento e a política.    
     A análise do processo da Reforma Luterana também será abordada, de modo a vislumbrar as suas características e as suas respectivas implicações. Serão vislumbrados também os seus precedentes, tidos como os motivos que levaram Lutero a rebelar-se diante da Igreja Católica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário